PUBLICIDADE

Mundo

Candidato afegão ao Parlamento é morto por bomba sob cadeira de escritório

17 out 2018 - 09h31
Compartilhar
Exibir comentários

Um parlamentar afegão que concorria na eleição legislativa desta semana foi uma das quatro pessoas mortas nesta quarta-feira pela explosão de uma bomba colocada debaixo de uma cadeira no escritório do político, disseram autoridades, em um ataque reivindicado pelo Taliban.

Policial afegão ferido é levado para hospital após ataque em Helmand 17/10/2018 REUTERS/Stringer
Policial afegão ferido é levado para hospital após ataque em Helmand 17/10/2018 REUTERS/Stringer
Foto: Reuters

Abdul Jabar Qahraman foi morto quando se preparava para a votação de sábado, disse um funcionário de alto escalão do governo, tornando-se o décimo candidato assassinado nos últimos dois meses. Outros dois foram sequestrados e quatro foram feridos por militantes islâmicos radicais.

"Tais atos brutais de terroristas e seus apoiadores não podem enfraquecer a confiança do povo nos processos pacíficos e democráticos", disse o presidente afegão, Abdul Ghani, em um comunicado no qual repudiou o ataque.

O Taliban do Afeganistão assumiu a responsabilidade pela explosão em Helmand, província do sul do país, dizendo em um comunicado: "Matamos Qahraman, um comunista renomado".

O Taliban ordenou aos afegãos que boicotem as eleições legislativas longamente adiadas por estar lutando para derrubar o governo de apoio ocidental e estabelecer seu próprio regime islâmico.

Três homens que se encontravam no escritório de Qahraman na ocasião também morreram, informou o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi, acrescentando que a polícia prendeu três suspeitos na capital provincial de Lashkar Gah. A detonação feriu sete pessoas, disse Omar Zwak, porta-voz do governador provincial.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade