PUBLICIDADE

Mundo

Candidata presidencial independente do México deixa corrida eleitoral

16 mai 2018 - 19h09
Compartilhar
Exibir comentários

A candidata independente mexicana Margarita Zavala se retirou nesta quarta-feira da eleição presidencial de 1º de julho, possivelmente impulsionando o candidato segundo colocado, um ex-colega do Partido Ação Nacional (PAN), de centro-direita.

Margarita Zavala durante evento na Cidade do México 
 16/5/2018    REUTERS/Edgard Garrido
Margarita Zavala durante evento na Cidade do México 16/5/2018 REUTERS/Edgard Garrido
Foto: Reuters

Em entrevista à emissora Televisa, Zavala, que tinha pouca força em pesquisas de opinião, disse ter deixado a corrida por "honestidade política".

    O peso subiu contra o dólar após a notícia se tornar pública, com traders dizendo que o crescimento pode ter refletido crenças de que a saída de Zavala irá beneficiar um candidato amigável ao mercado.

    Jorge Guajardo, um assessor próximo de Zavala e ex-embaixador do México na China, disse que Zavala não irá apoiar um dos candidatos restantes.

    Zavala, esposa do ex-presidente mexicano Felipe Calderón, foi no passado uma das favoritas, mas seu apoio caiu desde que optou por concorrer em uma campanha solo.

    Uma pesquisa de opinião publicada na terça-feira pelo instituto de pesquisas Consulta Mitofsky mostrou que Zavala possuía o apoio de 2,7 por cento dos eleitores, ficando em último lugar entre cinco candidatos.

    Andrés Manuel López Obrador, da esquerda, tem uma forte liderança na maioria das pesquisas, e estava mais de 12 pontos percentuais à frente de seu rival mais próximo, Ricardo Anaya, na pesquisa da Consulta Mitofsky.

    Anaya, um ex-presidente do PAN, está concorrendo por uma aliança direita-esquerda. Zavala foi integrante do PAN até sair para concorrer como independente em outubro, se queixando de que a liderança do partido havia frustrado suas ambições presidenciais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade