PUBLICIDADE

Mundo

Canadá trabalha com China para acordo comercial apesar de cláusula do Nafta

15 nov 2018 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários

O Canadá e a China continuarão a trabalhar juntos para chegar a um "eventual" acordo de livre comércio, disse nesta quinta-feira o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

Os esforços ocorrem apesar de o Canadá ser membro do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que especifica que, se um de seus parceiros fechar um acordo de livre comércio com um país "de fora do mercado", como a China, os outros podem se desfiliar em seis meses e criar seu próprio pacto comercial bilateral.

"Esta cláusula não nos impede de fazer o que já estamos fazendo, que de fato é continuar a negociar com a China um acordo de livre comércio eventual", disse Trudeau em encontro com estudantes da Universidade Nacional de Cingapura.

A cláusula, que causou polêmica no Canadá, se afina com os esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de isolar Pequim economicamente e impedir que empresas chinesas usem o Canadá ou o México como "porta dos fundos" para enviar produtos livres de tarifas aos EUA.

"Existe um elemento de transparência. Temos que manter nossos parceiros informados do que estamos fazendo", acrescentou Trudeau.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade