PUBLICIDADE

Mundo

Câmara dos EUA condena declarações racistas de Trump

Medida foi aprovada com o voto de quatro republicanos

16 jul 2019 - 20h34
(atualizado às 20h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (16) uma resolução que condena os comentários racistas feitos pelo presidente Donald Trump contra quatro congressistas do Partido Democrata.

Ayanna Pressley, Ilhan Omar, Alexandria Ocasio-Cortez e Rashida Tlaib, as quatro congressistas ofendidas por Trump
Ayanna Pressley, Ilhan Omar, Alexandria Ocasio-Cortez e Rashida Tlaib, as quatro congressistas ofendidas por Trump
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A moção recebeu 240 votos a favor, incluindo os de quatro republicanos, que são minoria na Câmara, e 187 contrários. Apesar do forte caráter simbólico, a medida não terá repercussões legais para o presidente.

Em seu perfil no Twitter, Trump havia dito que quatro congressistas negras deveriam "voltar" para "ajudar a consertar os lugares quebrados e infestados de onde elas vieram". Os alvos foram Alexandria Ocasio-Cortez, Ayanna Pressley, Rashida Tlaib e Ilhan Omar.

Todas elas são cidadãs americanas, e três nasceram nos Estados Unidos. Uma delas, Ocasio-Cortez, tem origem familiar em Porto Rico, que é parte do território americano. Após a repercussão negativa de seus comentários, Trump negou que seja racista, mas manteve o tom contra as congressistas, afirmando que elas podem ir embora se não estiverem "felizes".

As quatro democratas pertencem à ala mais progressista do partido e assumiram seus mandatos no início deste ano, quando a legenda passou por um intenso processo de renovação.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade