PUBLICIDADE

Mundo

Câmara dos EUA aprova projeto de gastos de curto prazo mas surge disputa no Senado

19 jan 2018 - 07h23
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A legislação para impedir uma iminente paralisação do governo federal dos Estados Unidos encontrou obstáculos no Senado no final da quinta-feira, apesar da aprovação de um projeto de financiamento por um mês pela Câmara dos Deputados horas antes.

Prédio do Capitólio em Washington D.C.,  Estados Unidos
18/12/2017 REUTERS/Joshua Roberts
Prédio do Capitólio em Washington D.C., Estados Unidos 18/12/2017 REUTERS/Joshua Roberts
Foto: Reuters

Sem a injeção de dinheiro novo, mesmo que de forma temporária, agências federais nos Estados Unidos serão forçadas a fechar a partir da meia-noite desta sexta-feira, quando vencem os fundos existentes.

A Câmara, controlada pelos republicanos, aprovou o financiamento até 16 de fevereiro por 230 a 197, enviando o projeto de lei ao Senado para avaliação no momento em que o presidente Donald Trump pressiona por uma medida para assinar antes do prazo de sexta-feira.

Entretanto, um misto de democratas e republicanos no Senado que se opõem ao projeto da Câmara por vários motivos deixou a legislação à beira da derrota.

Uma disputa feroz surgiu no Senado pouco depois da aprovação na Câmara e deve continuar nesta sexta-feira.

Isso alimentou especulações de que Washington será paralisado ou o Congresso aprovará apenas um projeto de lei de gastos muito curto --possivelmente para não mais que apenas poucos dias --para dar aos legisladores mais tempo de negociação.

A questão que paira sobre a disputa é a eleição do Congresso de novembro, em que um terço do Senado formado por 100 membros e a Câmara com 435 assentos enfrentarão disputas conforme os republicanos buscam manter o controle de ambas as Casas.

Complicando os esforços está a exigência dos democratas de incluir uma medida de imigração ao projeto de financiamento para proteger um amplo grupo de imigrantes jovens e sem documentos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade