PUBLICIDADE

Cabul recebe 1º voo comercial desde volta do Talibã ao poder

Companhia paquistanesa PIA aterrissou com cerca de 10 pessoas

13 set 2021 14h02
ver comentários
Publicidade

Pela primeira vez desde 15 de agosto, quando o grupo fundamentalista Talibã reassumiu o poder no Afeganistão, um voo comercial internacional pousou no aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, nesta segunda-feira (13).
    A viagem entre a capital paquistanesa Islamabad e Cabul foi realizada de manhã pela companhia aérea PIA em um Boeing 777 e tinha cerca de 10 passageiros a bordo, além da tripulação, pousando por volta das 10h30 (hora local).
    Segundo informações da empresa divulgadas pela mídia local, o voo de volta para Islamabad, que partiu pouco depois da aterrissagem, levou cerca de 70 pessoas, incluindo jornalistas internacionais e funcionários do Banco Mundial.
    Essa é a primeira vez que um viagem 100% comercial ocorre no país. Na última semana, o governo Talibã autorizou que a companhia Qatar Airways fizesse dois voos de evacuação de estrangeiros com cerca de 200 pessoas.
    Já uma parte dos os voos domésticos foi retomada na primeira semana de setembro, após a caótica retirada das forças internacionais do aeroporto de Cabul, finalizada em 31 de agosto. O local também foi alvo de um ataque terrorista provocado por um dos braços do Estado Islâmico, o Estado Islâmico de Khorasan (ou Isis-K), que deixou cerca de 170 mortos. .
   

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade