PUBLICIDADE

Mundo

Britânica é assassinada e três são sequestrados na Nigéria

Mulher tinha chegado de Lagos como turista e participava de uma festa antes do incidente, informou a polícia

21 abr 2019 - 16h44
(atualizado às 16h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Sequestradores na Nigéria mataram uma mulher britânica e um homem nigeriano e raptaram três outras pessoas na cidade de Kaduna, no norte do país, disseram a polícia local e autoridades britânicas neste domingo (21).

Membro das Forças de Segurança nigeriana em Kaduna
Membro das Forças de Segurança nigeriana em Kaduna
Foto: Afolabi Sotunde / Reuters

Sequestros viraram rotina na Nigéria, tanto de moradores locais quanto estrangeiros sendo alvo de criminosos para posteriores pedidos de resgate.

A mulher tinha chegado de Lagos como turista e participava de uma festa antes do incidente, disse a polícia.

O Alto Comissariado britânico identificou a vítima como Faye Mooney e disse que estava a par do incidente, registrado na noite de sexta-feira, mas acrescentou que não iria especular sobre o motivo ou natureza do ataque.

Ainda não houve anúncio de um responsável pelo incidente e os sequestradores ainda precisam ser identificados, segundo a polícia.

Mooney trabalhava na Nigéria para uma organização não-governamental chamada Corpo de Misericórdia (Mercy Cops). Seus familiares foram avisados, segundo o Alto Comissariado britânico.

"Alguns suspeitos de serem os seqüestradores fortemente armados entraram em um resort de lazer chamado Castelo Kajuru, na área do governo local, atirando esporadicamente e no processo mataram duas pessoas, incluindo uma senhora expatriada, e levaram outros três", disse o porta-voz da polícia do estado de Kaduna.

A polícia não identificou a outra pessoa morta.

O norte da Nigéria tem sido atormentado por rebeldes do Boko Haram e do Estado Islâmico, bem como por confrontos entre agricultores e pastores em que centenas morreram.

"Estamos nos engajando com as autoridades nigerianas e entendemos que uma investigação está em andamento", disse o Alto Comissariado britânico em um comunicado.

O presidente nigeriano Muhammadu Buhari conquistou a reeleição por mais quatro anos em fevereiro prometendo melhorar a segurança na Nigéria, impulsionar o crescimento econômico e combater a corrupção.

Em 2014, mais de 270 estudantes foram sequestradas da cidade de Chibok, levando os rebeldes do Boko Haram para o centro das atenções, o que levou a uma campanha global para que as meninas fossem libertadas. Mas algumas delas permanecem em cativeiro cinco anos depois.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade