PUBLICIDADE

Mundo

'Brexit' provoca renúncia de premiê da Irlanda do Norte

3 fev 2022 - 14h52
(atualizado às 18h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Irlanda da Norte, Paul Givan, anunciou nesta quinta-feira (3) sua renúncia, o que antecipa uma nova crise política na província britânica pelos acordos alfandegários após a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit.

Decisão antecipa uma nova crise política pelos acordos alfandegários
Decisão antecipa uma nova crise política pelos acordos alfandegários
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi divulgada durante coletiva de imprensa em Belfast em protesto contra o Protocolo para a Irlanda do Norte, que introduz controles alfandegários sobre as mercadorias procedentes da Grã-Bretanha. "Hoje é o fim do que foi o privilégio da minha vida, servir como primeiro-ministro da Irlanda do Norte", disse Givan, do Partido unionista DUP.

"Quando entrei na Assembleia há 12 anos, nunca esperei ter a oportunidade de liderar o governo e servir o povo da Irlanda do Norte como primeiro-ministro", prosseguiu.

Segundo Givan, "manter este cargo é algo que vem com uma grande responsabilidade e muitas vezes senti o peso desse fardo, fazer o que é certo para todas as pessoas".

Com a renúncia, a vice-primeira-ministra Michelle O'Neil deve perder o cargo também, devido ao governo compartilhado instaurado depois do Acordo da Sexta-feira Santa de 1998, que pôs fim ao conflito entre os republicanos e os unionistas.

O secretário de Estado da Irlanda do Norte, Brandon Lewis, descreveu a decisão de Givan de renunciar como "extremamente decepcionante". "Peço-lhes que reinstalem o primeiro-ministro imediatamente para garantir a necessária prestação de serviços públicos para os cidadãos da Irlanda do Norte", disse em comunicado.

O anúncio ocorre menos de 24 horas depois que o ministro da Agricultura do DUP, Edwin Poots, ordenou a suspensão das verificações agroalimentares nos portos da Irlanda do Norte .

A renúncia de Givan faz parte do protesto contra o Protocolo da Irlanda do Norte - parte do acordo do Brexit que foi acordado por ambos os lados e visa impedir uma fronteira dura na ilha da Irlanda.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade