PUBLICIDADE

Mundo

Botes autodirigíveis estão prontos para teste nos canais de Amsterdã

27 out 2021 - 13h51
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Visitantes de Amsterdã logo devem ver embarcações autônomas do tamanho de um carro navegando silenciosamente por seus antigos canais, transportando passageiros, mercadorias ou lixo.

Pesquisadores experimentam barcos autônomos, os '' Roboats'' nas vias navegáveis de Amsterdã, na Holanda
REUTERS/Piroschka van de Wouw
Pesquisadores experimentam barcos autônomos, os '' Roboats'' nas vias navegáveis de Amsterdã, na Holanda REUTERS/Piroschka van de Wouw
Foto: Reuters

Será o "roboat" movido a eletricidade, um nome mais atraente do que "veículo flutuante autônomo" para um projeto que em breve iniciará viagens de teste destinadas a melhorar as opções de transporte da cidade.

"Temos muito tráfego rodoviário e congestionamento, por causa do comércio eletrônico e logística desordenando as pequenas ruas da cidade", disse Stephan van Dijk, diretor de Inovação do Instituto de Soluções Metropolitanas Avançadas de Amsterdã, que projeta o roboat com o Instituto de Massachusetts de Tecnologia (MIT).

"Ao mesmo tempo temos muita água nos canais ... Então desenvolvemos um navio autônomo para ajudar na logística da cidade e também na movimentação de pessoas".

A cidade, que está apoiando o projeto, considera locais para um projeto piloto de coleta de lixo a partir do início do próximo ano, disse Van Dijk.

Abaixo da linha d'água, ele funciona como um drone de cabeça para baixo: duas hélices, dianteira e traseira, e dois propulsores de cada lado da proa, permitem que ele manobre com agilidade, incluindo atracação suave que deixaria a maioria dos comandantes humanos envergonhados.

Imagens a laser na frente, sistemas GPS na frente e atrás e várias câmeras nas laterais ajudam no posicionamento. A programação do roboat é feita a partir de computadores em terra.

O roboat não tem permissão para entrar no tráfego aquático da cidade com passageiros. Mas no longo prazo, o chassi de tamanho médio e ligeiramente quadrado da nave de 1.200 kg pode ser usado para modelos de passageiros, lixo e transporte, e foi desenvolvido para que os Roboats possam se conectar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade