PUBLICIDADE

Mundo

Boris Johnson lidera disputa para ser novo premier

Partido Conservador faz primárias para escolher novo líder

20 jun 2019 - 13h14
(atualizado às 13h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-chanceler britânico Boris Johnson aumentou hoje (20) sua vantagem para assumir a liderança do Partido Conservador e se tornar o novo primeiro-ministro do país.

Boris Johnson lidera disputa para ser novo premier
Boris Johnson lidera disputa para ser novo premier
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Na quarta rodada de votações das primárias da legenda, Johnson conquistou 157 dos 313 votos. O ministro do Interior Sajid Javid foi eliminado, pois ficou com apenas 34 votos.

    Ainda hoje, será decidido quem enfrentará o ex-chanceler na votação final: o ministro das Relações Exteriores Jeremy Hunt, ou o ministro do Meio Ambiente Michael Gove. Eles ficaram com 59 e 61 votos, respectivamente, na quarta rodada. A partir de sábado, Johnson e seu oponente farão campanha por todo o país para apresentarem seus programas aos 160 mil membros do Partido Conservador. A votação final ocorrerá em julho. O vencedor assumirá a árdua tarefa deixada por Theresa May de conduzir o Reino Unido para fora da União Europeia (UE), o chamado "Brexit".

    Johnson foi o garoto-propaganda da campanha oficial do referendo de 2016 a favor da saída da UE. Ele diz que vai retirar o país do bloco até 31 de outubro com ou sem um acordo com a União Europeia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade