PUBLICIDADE

Mundo

Boris Johnson conquista vitória arrasadora no Reino Unido

13 dez 2019 - 07h57
(atualizado às 08h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conquistou uma vitória eleitoral arrasadora nesta sexta-feira (13) que lhe permitirá encerrar três anos de paralisia política e retirar o país da União Europeia até 31 de janeiro.

Premiê britânico, Boris Johnson, durante evento de campanha em Manchester
10/12/2019 REUTERS/Toby Melville
Premiê britânico, Boris Johnson, durante evento de campanha em Manchester 10/12/2019 REUTERS/Toby Melville
Foto: Reuters

O chamado Brexit representa o maior desafio político e econômico do país desde a Segunda Guerra Mundial, retirando a quinta maior economia do mundo do amplo bloco comercial e ameaçando a integridade do Reino Unido.

Com os resultados apurados de todos menos um dos 650 assentos parlamentares em disputa na votação, o Partido Conservador, de Johnson, conquistou 364 assentos -- seu melhor resultado desde o triunfo de Margaret Thatcher em 1987.

Principal legenda de oposição, o Partido Trabalhista, que é liderado desde 2015 pelo socialista Jeremy Corbyn, ficou com apenas 203 cadeiras, o pior resultado da legenda desde 1935.

Para Johnson, que fez campanha com a promessa de concluir o Brexit, a vitória foi uma revanche após adversários anti-Brexit tentarem diversas manobras para derrubá-lo durante seus conturbados primeiros meses de governo.

"Vamos concluir o Brexit a tempo antes de 31 de janeiro, sem 'se', 'mas' ou 'talvez'", disse um triunfante Johnson a apoiadores em um discurso em Londres.

A libra disparou com o resultado da eleição e caminhava para seu maior avanço diário nas últimas duas décadas.

Veja também:

Eleições no Reino Unido: Como é o sistema peculiar de escolha do primeiro-ministro britânico:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade