PUBLICIDADE

Mundo

Bolsonaro diz que palestinos 'têm o direito de reclamar'

Presidente decidiu abrir escritório do Brasil em Jerusalém

1 abr 2019 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (1) que a Autoridade Palestina tem "o direito de reclamar" da decisão do Brasil de abrir um escritório oficial em Jerusalém. O anúncio do novo escritório, que terá funções comerciais e estratégicas, foi feito ontem (31), na chegada de Bolsonaro a uma visita oficial a Israel. Imediatamente, as autoridades palestinas decidiram chamar de volta seu embaixador.

Bolsonaro diz que palestinos 'têm o direito de reclamar'
Bolsonaro diz que palestinos 'têm o direito de reclamar'
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Questionado hoje pela imprensa, Bolsonaro ressaltou que "é o direito deles reclamar", mas manteve sua decisão.

    Desde a campanha eleitoral, Bolsonaro tinha prometido transferir a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Israel. No entanto, como a mudança poderia comprometer as relações com os países árabes e o comércio internacional, o governo preferiu dar um passo mais cauteloso, optando pela abertura do escritório.

    Mesmo assim, Bolsonaro disse hoje que deverá tomar a decisão final "bem antes" de concluir seu mandato, em 2022. "Eu tenho o compromisso, mas meu mandato vai até 2022, tá ok?", afirmou o presidente brasileiro. "O que eu quero é que seja respeitada nossa autonomia, obviamente".

    De acordo com Bolsonaro, se ele fosse tomar a decisão baseada apenas em sua opinião pessoal, deixaria a embaixada em Jerusalém. "Eu botava a embaixada onde? Seria em Jerusalém, tá certo?", comentou, ressaltando, porém, que não quer "ofender ninguém" com isso.

    Conservador e religioso, o alinhamento de Bolsonaro com Israel agrada ao seu eleitorado evangélico. A relação do político com o país começou a ser delineada ainda na campanha eleitoral.

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, compareceu à cerimônia de posse de Bolsonaro em 1 de janeiro, em Brasília.

    Agora, o brasileiro retribui a visita. O governo pretende assinar uma série de acordos de segurança, defesa e educação com Israel durante a viagem. Jerusalém é considerada sagrada por várias religiões, além dos palestinos desejarem que a área Oriental seja sua capital.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade