PUBLICIDADE

Mundo

Bolívia e OEA acertam auditoria sobre eleições presidenciais

Análises devem ser realizadas a partir desta quinta-feira (31)

30 out 2019 - 12h33
Compartilhar
Exibir comentários

A Bolívia e a Organização dos Estados Americanos (OEA) chegaram a um acordo nesta quarta-feira (30) para a realização de uma auditoria da polêmica eleição presidencial que garantiu a vitória do presidente Evo Morales. Segundo o ministro da Comunicação, Manuel Canelas, a medida determinará se houve ou não fraude durante a apuração dos votos.

Bolívia e OEA acertam auditoria sobre eleições presidenciais
Bolívia e OEA acertam auditoria sobre eleições presidenciais
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    As análises devem ser iniciadas já nesta quinta-feira (31).

    A decisão foi tomada depois que o candidato de oposição, Carlos Mesa, questionou o governo sobre a transparência no pleito.

    Segundo a entidade eleitoral, Morales obteve 47,08% dos votos, enquanto Mesa garantiu 36,51%. O resultado define o vencedor no primeiro turno, já que há uma vantagem de 10 pontos. "O presidente [Morales] disse que, se a suposta fraude for comprovada e determinar ir para o segundo turno, iremos para o segundo turno, é claro", afirmou.

    Em comunicado à imprensa, o ministro das Relações Exteriores, Diego Pary, explicou que a auditoria será "vinculante". Logo depois da eleição, no último dia 20, a coalizão que apoia Mesa recorreu à Organização dos Estados Americanos (OEA), alegando suspeitas de irregularidades no pleito e na contagem.

    As denúncias provocaram um clima de tensão e protestos pelo país. Desta forma, a OEA propôs a revisão da contagem de votos e indicou que, se a margem de vitória de Morales fosse muito estreita, seria melhor convocar um segundo turno no próximo dia 15 de dezembro.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade