PUBLICIDADE

Mundo

Blogueira britânica e mais duas pessoas são presas no Irã

Imprensa liga detenções com escalada de tensão com Reino Unido

11 set 2019 - 12h24
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Três cidadãos australianos, sendo duas mulheres com cidadania britânica, foram presos no Irã, informou o governo da Austrália, citado pela imprensa internacional, nesta quarta-feira (11).

Blogueira britânica e mais duas pessoas são presas no Irã
Blogueira britânica e mais duas pessoas são presas no Irã
Foto: Getty Images / Ansa - Brasil

    Segundo o jornal "The Guardian", a blogueira e seu parceiro australiano, cujas identidades não foram reveladas, foram detidos enquanto viajavam pelo país. Acredita-se que o casal estava acampado em uma área militar em torno de Jajrood, na província de Teerã. Além dos dois, uma professora de uma universidade da Austrália também foi presa e mantida na solitária, conforme revelado pelo jornal britânico "The Times", citando fontes.

    A publicação ainda informa que as autoridades iranianas chegaram a afirmar para a blogueira que ela serviria para facilitar a troca de prisioneiros com a Austrália. As duas mulheres foram levadas para a prisão de Evin, em Teerã, onde Nazanin Zaghari-Ratcliffe, de 41 anos, está detido por espionagem desde 2016. Já o paradeiro do homem é desconhecido.

    A imprensa local liga as prisões a uma escalada de tensão entre Londres e Teerã, enfatizando que esses seriam os primeiros casos envolvendo pessoas com dupla cidadania. O governo australiano, por sua vez, está liderando negociações com Teerã sobre as condições e a possível libertação dos três prisioneiros. O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido também está ciente do caso. A tensão entre Reino Unido e Irã ganhou força nas últimas semanas depois que o petroleiro iraniano Grace 1 foi retido no dia 4 de julho pela Marinha britânica sob a acusação de violar sanções internacionais ao tentar levar petróleo para uma refinaria na Síria.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade