PUBLICIDADE

Bloco de centro-direita da Itália apoia candidatura de Berlusconi à Presidência, diz Salvini

13 jan 2022 10h26
ver comentários
Publicidade

O bloco de centro-direita da Itália apoiará a candidatura do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi para o cargo de presidente da República, disse o líder do partido de direita Liga, Matteo Salvini, nesta quinta-feira.

O Parlamento italiano se reunirá em 24 de janeiro para começar a votação para eleger um novo chefe de Estado que substituirá Sergio Mattarella. Líderes de centro-direita devem discutir a situação em uma reunião marcada para sexta-feira.

"A centro-direita é firme e unânime em seu apoio a Berlusconi, não aceitaremos vetos ideológicos da esquerda", disse Salvini em comunicado, referindo-se aos partidos de centro-esquerda que denunciaram as ambições presidenciais de Berlusconi.

A eleição presidencial está dominando o debate político na Itália e provavelmente terá um grande impacto no futuro do país.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, está entre os principais candidatos ao cargo, mas sua promoção a chefe de Estado do Palácio Quirinale deixaria os partidos com a opção de instalar um novo primeiro-ministro ou pedir eleições com um ano de antecedência.

Em uma coletiva de imprensa na quarta-feira, Salvini deixou claro que seu partido estará pronto para permanecer no governo mesmo que Draghi saia, mas repetiu que gostaria que o ex-chefe do Banco Central Europeu continuasse como primeiro-ministro.

O partido de Berlusconi, Forza Italia, disse que deixará a unidade de governo caso Draghi se mude para o Quirinale.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade