PUBLICIDADE

Mundo

Biden questiona desejo da China de descobrir origem da covid

Presidente dos EUA já havia afirmado que agências de inteligência do país estão analisando outras teorias, como um acidente de laboratório

16 jun 2021 - 17h42
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Joe Biden
REUTERS/Kevin Lamarque
Joe Biden REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que a China está tentando se projetar como uma nação responsável em relação à pandemia de covid-19, mas que não estava claro se Pequim está realmente tentando entender as origens do coronavírus.

Questionado se ele chamaria o presidente chinês, Xi Jinping, de "velho amigo para velho amigo" para pedir-lhe que readmitisse os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), Biden afirmou: "Vamos esclarecer uma coisa: nos conhecemos bem, não somos velhos amigos. É apenas profissional."

Biden deixou claro que continua cético quanto à cooperação da China com a investigação da OMS.

"A China está se esforçando muito para se projetar como uma nação responsável e muito acessível, e eles estão tentando muito falar sobre como estão ajudando o mundo em termos de covid-19 e vacinas", disse Biden.

"Olha, certas coisas você não precisa explicar para as pessoas do mundo, elas veem os resultados. A China está realmente tentando ir a fundo nisso?", questionou.

Biden ordenou em maio que assessores encontrassem respostas para a origem do vírus que causa a covid-19, relatado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, e disse que as agências de inteligência dos EUA estão analisando outras teorias, incluindo a possibilidade de um acidente de laboratório na China.

Uma equipe liderada pela OMS que passou quatro semanas em e ao redor de Wuhan em janeiro e fevereiro com pesquisadores chineses disse em seu relatório que o vírus provavelmente foi transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal, e que a "introdução por meio de um incidente de laboratório" era extremamente improvável.

Mas especialistas disseram que alguns dados foram omitidos, e Washington diz que o estudo foi "insuficiente e inconclusivo". A China tem afirmado repetidamente que "politizar" a questão dificultará as investigações.

Veja também:

A polêmica no Japão da realização da Olimpíada de Tóquio em plena pandemia:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade