PUBLICIDADE

Mundo

Biden libera reservas de petróleo para conter alta dos preços

EUA vão tirar 50 milhões de barris de depósitos

23 nov 2021 - 13h20
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, determinou nesta terça-feira (23) a liberação de 50 milhões de barris de petróleo das reservas estratégicas do país para combater a disparada nos preços dos combustíveis.

Inflação nos EUA afetou popularidade de Biden
Inflação nos EUA afetou popularidade de Biden
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo a Casa Branca, essa ação foi coordenada com outras grandes nações consumidoras de petróleo, como China, Coreia do Sul, Índia, Japão e Reino Unido. Essas reservas ficam em depósitos subterrâneos no Texas e na Louisiana e são as maiores do mundo.

Com a diminuição das restrições por conta da pandemia de Covid-19, a produção não conseguiu acompanhar a crescente demanda por petróleo, causando uma disparada nos preços no mundo todo.

De acordo com uma associação automotiva dos EUA, o preço médio do galão de gasolina no país está em US$ 3,41, maior valor desde 2014.

A liberação dos barris da reserva americana deve começar em meados de dezembro, e o governo Biden não descarta adotar novas medidas contra a alta nos preços.

"O presidente está pronto para tomar ações adicionais se for necessário e está preparado para usar toda a sua autoridade, trabalhando em coordenação com o resto do mundo, para manter um fornecimento adequado enquanto saímos da pandemia", disse a Casa Branca.

A disparada no custo dos combustíveis afetou inclusive a popularidade de Biden, que hoje é aprovado por apenas 40% dos americanos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade