PUBLICIDADE

Mundo

Biden e Obama criticam reação de Trump ao coronavírus em conversa "socialmente distante"

23 jul 2020 - 15h28
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, e o ex-presidente norte-americano Barack Obama criticaram a maneira como o presidente republicano Donald Trump lida com a pandemia de coronavírus em um vídeo exibido nesta quinta-feira, no qual a campanha de Biden capitalizou a notoriedade do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Barack Obama e Joe Biden em Washington em 2017
20/01/2017 REUTERS/J. Scott Applewhite/Pool
Barack Obama e Joe Biden em Washington em 2017 20/01/2017 REUTERS/J. Scott Applewhite/Pool
Foto: Reuters

Obama e Biden, que serviu como seu vice-presidente, se sentaram diante um do outro em uma sala para uma conversa "socialmente distante".

Os dois publicaram o vídeo no Twitter, onde Obama tem 120,8 milhões de seguidores, o recorde da plataforma.

"Você consegue se imaginar se pronunciando quando era presidente e dizendo 'não é minha responsabilidade?'", Biden perguntou a Obama, referindo-se aos esforços de Trump para driblar qualquer culpa pela pandemia.

"Estas palavras não saíram de nossas bocas quando estávamos no cargo", respondeu Obama.

Em resposta, Trump atacou Biden e Obama no Twitter.

"Lembrem-se, eu sequer estaria aqui se não fosse por eles", escreveu o presidente nesta quinta. "Eles fizeram um trabalho terrível!"

Como as campanhas tradicionais continuam no limbo devido à crise sanitária, o vídeo ofereceu um vislumbre de como Obama --ainda imensamente popular entre os eleitores democratas-- pode ser acionado para despertar entusiasmo pela eleição presidencial de novembro.

Os dois falaram sobre a necessidade de ampliar a Lei de Saúde Acessível, conhecida como Obamacare, que Trump está tentando convencer a Suprema Corte a invalidar. Eles ainda trataram da capacidade de Biden de se solidarizar, uma característica que sua campanha enfatiza para contrastá-lo com Trump.

"Não entendo a incapacidade dele de sentir o que as pessoas estão passando", disse Biden. "Ele não se identifica de maneira nenhuma."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade