PUBLICIDADE

Mundo

Biden convoca cúpula com líderes mundiais para debater clima

Encontro virtual será realizado em 17/9, semanas antes da COP26

15 set 2021 - 17h53
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convocou uma nova reunião com os líderes das principais economias sobre Energia e Clima (MEF) para discutir os esforços para enfrentar a crise climática global no próximo dia 17 de setembro.

    O encontro virtual se baseia na Cúpula de Líderes sobre o Clima que o democrata organizou em abril e ocorre seis semanas antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26) em Glasgow, que definirá o curso para os esforços climáticos globais na próxima década.

    Segundo a Casa Branca, o presidente americano "vai enfatizar a urgência e os benefícios econômicos de uma ação climática mais forte" e "fará um apelo aos líderes para fortalecer sua ambição climática antes da COP 26 e nos anos seguintes".

    Biden "delineará planos para alavancar o MEF pós-Glasgow como plataforma de lançamento para esforços coletivos e concretos de intensificação da ação climática ao longo desta década decisiva", explicou o comunicado oficial.

    Desde que assumiu o cargo, o presidente americano devolveu os Estados Unidos ao Acordo de Paris e se comprometeu na Cúpula de Líderes a reduzir as emissões dos EUA 50 a 52% abaixo dos níveis de 2005 em 2030, em linha com a limitação do aquecimento a 1,5º C acima dos níveis pré-industriais.

    "As últimas descobertas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas divulgadas no mês passado e um ciclo acelerado de desastres causados pelo clima em todo o mundo ressaltaram a urgência de intensificar dramaticamente as ações nesta década para manter a meta de 1,5 grau ao alcance", concluiu a nota.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade