PUBLICIDADE

Mundo

Biden assina lei que restringe compra de armas nos EUA

25 jun 2022 - 10h36
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou neste sábado (25) a lei bipartidária que proíbe a compra de armas por menores de 21 anos e limita o acesso a pessoas com antecedentes criminais ou histórico de doença mental e violência doméstica.

Biden assina lei que restringe compra de armas nos EUA
Biden assina lei que restringe compra de armas nos EUA
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Esta é a lei de armas mais significativa dos últimos 30 anos", disse o democrata ao assinar a legislação. "Quero agradecer às famílias das vítimas de Columbine a Sandy Hook e Uvalde. Nada preencherá seu vazio, mas eles pavimentaram o caminho para chegar a este ponto", acrescentou.

Segundo o democrata, "esta lei não alcança tudo o que eu quero, mas prevê uma série de medidas que venho pedindo há anos e que vão salvar vidas".

"Hoje, pela primeira vez, estamos fazendo algo concreto, ainda há muito trabalho a fazer e não vou desistir, mas este é um dia histórico", enfatizou ele na cerimônia realizada antes de sua viagem para a Alemanha e Espanha, onde participará das cúpulas do G7 e da Otan.

O projeto de lei bipartidário para aumentar o controle na venda de armas de fogo, especialmente para menores de 21 anos, no país, foi aprovado ontem (24) pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos após receber aval do Senado.

A medida, que recebeu 234 votos favoráveis e 193 contrários, prevê um aumento nos fundos de segurança para escolas e universidades do país e investimentos e recursos para ações em prol da saúde mental, além de incentivos para expandir a verificação de antecedentes para compradores de armas de 18 a 21 anos.

O pacote representa uma nova legislação federal mais significativa para lidar com a violência armada desde a proibição expirada sobre armas de assalto em 1994 - embora não proíba qualquer arma e fique muito aquém do que os democratas e as pesquisas mostram que a maioria dos americanos deseja ver. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade