PUBLICIDADE

Mundo

Biden anuncia que planeja conversar com Xi Jinping

21 jun 2022 - 18h33
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na terça-feira (21) que planeja conversar com seu homólogo chinês, Xi Jinping, antes de tomar uma decisão final sobre a suspensão de algumas tarifas impostas a Pequim em uma tentativa de aliviar a inflação nos EUA.

    "Planejo ter uma conversa com o presidente Xi. Ainda não marcamos um horário", disse Biden a repórteres. No fim de semana, o democrata já havia dito que uma ligação entre os dois poderia ser realizada "em breve".

    Biden e Xi conversaram pela última vez no dia 18 de março, quando o líder americano alertou o chinês contra ajudar a Rússia na invasão à Ucrânia.

    Falando aos jornalistas, o presidente dos EUA garantiu ainda que o país tem fundos suficientes para enfrentar a pandemia por pelo menos este ano, mas que precisam de mais fundos para o próximo.

    "Precisamos de mais dinheiro para a segunda pandemia. Haverá outra pandemia. Temos que pensar nisso com antecedência", disse ele na Casa Branca, ao comentar sobre a disponibilidade de vacinas até para as crianças menores.

    Já em relação à guerra na Ucrânia, Biden disse que "não temia fraturas" na aliança ocidental que apoia Kiev contra a Rússia, mas enfatizou que acha "que em algum momento se tornará um jogo de espera" entre "o que os russos podem apoiar e o que a Europa estará preparada para apoiar".

    "É sobre isso que falaremos na Espanha", concluiu o presidente norte-americano, referindo-se à cúpula da Otan no final do mês em Madri.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade