PUBLICIDADE

Mundo

Biden agirá "metodicamente" em reavaliação do relacionamento com a Arábia Saudita

16 out 2022 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente norte-americano, Joe Biden, agirá "metodicamente" para decidir como responder à Arábia Saudita sobre os cortes na produção de petróleo, mas as opções incluem mudanças na assistência de segurança dos Estados Unidos, disse o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, neste domingo. 

Sullivan, falando à CNN norte-americana, disse que nenhuma mudança no relacionamento entre os EUA e a Arábia Saudita é iminente, já que Biden o está reavaliando. 

"O presidente não vai agir precipitadamente. Ele vai agir metodicamente, estrategicamente e vai gastar seu tempo para consultar membros de ambos os partidos, e também para ter uma oportunidade para o Congresso retornar, e ele então possa se sentar com eles pessoalmente e discutir as opções", disse Sullivan. 

Um dia após os produtores de petróleo da Opep+ anunciarem na semana passada que cortariam a produção devido às objeções dos EUA, Biden prometeu impor "consequências" à Arábia Saudita por se aliar à Rússia no apoio aos cortes. A medida da Opep+ mina os planos dos países ocidentais de impor um teto ao preço das exportações de petróleo russo em resposta à guerra de Moscou na Ucrânia. 

O senador norte-americano Bob Menendez, um democrata que preside o Comitê de Relações Exteriores do Senado, pediu a suspensão da maioria das vendas de armas dos EUA para a Arábia Saudita após o movimento da Opep+. 

As opções de Biden "incluem mudanças em nossa abordagem à assistência de segurança à Arábia Saudita, mas não vou me adiantar em relação ao presidente. O que vou dizer é que não há nada iminente", disse Sullivan, acrescentando que há tempo para Biden consultar o Congresso. 

Sullivan disse que Biden não tem planos de se encontrar com o líder de-facto da Arábia Saudita, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, em uma cúpula de líderes do G20 na Indonésia em novembro. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade