PUBLICIDADE

Mundo

Berlusconi desconversa sobre candidatura ao Senado

Ex-premiê disse que 'vai pensar' sobre o assunto

9 ago 2022 - 09h00
(atualizado às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Cotado para disputar uma vaga no Senado, o ex-premiê da Itália Silvio Berlusconi desconversou nesta terça-feira (9) sobre uma possível candidatura nas eleições antecipadas de 25 de setembro.

Silvio Berlusconi foi cassado do Senado em novembro de 2013
Silvio Berlusconi foi cassado do Senado em novembro de 2013
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Sobre meu futuro, vamos ver. Hoje falemos sobre o futuro da Itália", disse o ex-primeiro-ministro e presidente do partido conservador Força Itália (FI) à emissora Radio 24.

No meu partido, me disseram que é importante me candidatar, vou pensar e depois decidimos", acrescentou. Há cerca de 20 dias, logo após a renúncia do premiê Mario Draghi, o coordenador nacional do FI, Antonio Tajani, disse que Berlusconi "com certeza" se candidataria ao Senado.

"Ele normalmente se empolga em campanhas eleitorais, e essa vai ser sua nona", afirmou Tajani na ocasião.

O FI aparece apenas em quinto lugar nas pesquisas, com menos de 10% das intenções de voto, o que o torna o pilar mais frágil da coalizão conservadora com os partidos de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), de Giorgia Meloni, e Liga, de Matteo Salvini.

No entanto, de acordo com as sondagens, essas três legendas, juntas, podem conseguir maioria no Parlamento, o que daria a Berlusconi um papel importante na formação de um futuro governo liderado pela extrema direita.

Hoje eurodeputado, o ex-premiê já apresentou inclusive algumas propostas para tentar crescer nas pesquisas, como aposentadoria mínima de mil euros (R$ 5,2 mil), alíquota única no imposto de renda e plantar pelo menos 1 milhão de árvores por ano.

Berlusconi foi senador entre março e novembro de 2013, quando teve seus direitos políticos cassados por causa de uma condenação definitiva por fraude fiscal envolvendo sua empresa de mídia, a Mediaset.

No entanto, a inelegibilidade terminou em 2018, o que permitiu que o ex-premiê se elegesse deputado do Parlamento Europeu no ano seguinte. Berlusconi ainda responde a diversos processos por suborno de testemunhas e, em um deles, o Ministério Público de Milão pediu sua condenação a seis anos de cadeia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade