PUBLICIDADE

Mundo

Berlusconi busca empresário para liderar seu partido

Ex-premier é contra a ideia de primárias no Força Itália

11 jul 2019 - 17h48
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi estaria procurando um empresário de destaque para liderar seu partido, o conservador Força Itália (FI), que perdeu a primazia na direita para a Liga e Matteo Salvini.

Silvio Berlusconi agora é deputado do Parlamento Europeu
Silvio Berlusconi agora é deputado do Parlamento Europeu
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo a agência AGI, Berlusconi busca uma figura que represente o mundo empresarial e se contraponha à aliança populista entre a Liga e o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S). A ideia seria repetir sua própria trajetória política, iniciada nos anos 1990 após Berlusconi ter se tornado um dos homens mais ricos do país.

A notícia chega em meio à crescente pressão dos filiados ao FI para a realização de primárias, proposta sempre rechaçada pelo ex-premier. O principal defensor dessa ideia é o governador da Ligúria, Giovanni Toti, coordenador nacional do partido ao lado da vice-presidente da Câmara dos Deputados, Mara Carfagna.

De acordo com as últimas pesquisas, o FI tem menos de 7% das intenções de voto e não chega a um quinto do percentual da Liga, superior a 37%. Berlusconi governou a Itália de 1994 a 1995, de 2001 a 2006 e de 2008 a 2011.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade