PUBLICIDADE

Mundo

Berlim aprova expropriação de gigantes do mercado imobiliário

Medida não é vinculante, mas deve forçar debate político

27 set 2021 - 09h35
(atualizado às 09h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Os moradores de Berlim votaram a favor de uma medida que prevê a expropriação de imóveis de grandes proprietários do mercado imobiliário em um referendo realizado neste domingo (26).

Berlim tem milhares de residências na mão de um pequeno grupo de gigantes do mercado imobiliário
Berlim tem milhares de residências na mão de um pequeno grupo de gigantes do mercado imobiliário
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Apesar da proposta não ser vinculante, 57% dos berlinenses aprovam que o governo retire esses imóveis das mãos de um pequeno grupo de empresas para manter essas residências para os moradores locais, diminuindo a especulação imobiliária da capital da Alemanha.

Com isso, o assunto deve ser uma das pautas de debate no novo governo da prefeita Franziska Giffey, do Partido Social-Democrata (SPD), a primeira mulher a liderar a cidade em 70 anos.

A proposta aprovada foi criada durante uma campanha do grupo Expropriate Deutsche Wohnen & Co, que prevê que o governo local compre milhares de apartamentos e diminua a fuga de moradores das classes média e baixa de Berlim.

Nos últimos anos, os preços das locações e dos imóveis dispararam após as residências serem compradas por grandes grupos, como a Deutsche Wohnen. O grupo estima que mais de 120 mil imóveis, no valor de 26 milhões de euros, estão concentrados na mãos da empresa.

A medida prevê a expropriação das empresas que tenham, pelo menos, três mil apartamentos em Berlim. O valor pago a elas seria "abaixo do valor de mercado", o que a campanha diz ser justo dado os problemas causados por essas concentrações. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade