PUBLICIDADE

Mundo

Bergamo pagará 500 euros para famílias de vítimas de Covid

Cidade foi uma das mais atingidas pela pandemia na Itália

12 jul 2020 - 13h29
(atualizado às 14h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura de Bergamo, no norte da Itália, pagará 500 euros (cerca de R$ 3 mil, pela cotação atual) para famílias que perderam um ou mais integrantes em função da pandemia do novo coronavírus.

Funeral de vítima do novo coronavírus em Bergamo, norte da Itália, em 7 de março
Funeral de vítima do novo coronavírus em Bergamo, norte da Itália, em 7 de março
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A cidade foi uma das mais atingidas pela crise sanitária e chegou a ter filas de caminhões do Exército para remover corpos em cemitérios e crematórios que não conseguiam dar conta da quantidade de mortos.

O benefício é fruto de uma parceria entre a ONG Associação Homo e as empresas municipais de serviços fúnebres e gestão de cemitérios. A iniciativa prevê a distribuição de pelo menos 150 mil euros, o que garantiria o auxílio para 300 famílias.

O programa é destinado a núcleos familiares residentes em Bergamo e que tenham arcado com despesas fúnebres de parentes mortos na pandemia entre 1º de março e 15 de maio de 2020.

Com cerca de 120 mil habitantes, a cidade registra cerca de 1,9 mil casos do novo coronavírus, mas o número de óbitos é incerto, já que o Ministério da Saúde e a região da Lombardia divulgam apenas os dados por província.

No entanto, um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) mostra que a cidade registrou 1.021 óbitos entre 1º de março e 31 de maio, contra uma média de 350 nos cinco anos anteriores.

Com isso, o "excesso" de mortes em relação à média no município de Bergamo durante a pandemia seria de 671. A Itália inteira tem 243.061 casos e 34.954 falecimentos causados por Covid-19. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade