PUBLICIDADE

Mundo

Beirute tem prejuízo de US$15 bilhões após explosão em porto

Valor foi revelado pelo presidente libanês nesta quarta-feira(12)

12 ago 2020 - 14h36
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Os danos causados pela explosão devastadora registrada em Beirute, no último dia 4 de agosto, provocaram um prejuízo de cerca de US$15 bilhões, informou o presidente do Líbano, Michel Aoun, nesta quarta-feira (12).

Valor foi revelado pelo presidente libanês nesta quarta-feira(12)
Valor foi revelado pelo presidente libanês nesta quarta-feira(12)
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O balanço é divulgado uma semana depois da tragédia que deixou 220 mortos e 110 desaparecidos, segundo o governo da capital, apesar de oficialmente o Líbano falar em 171 vítimas.

A explosão que devastou a região portuária da cidade também causou a renúncia do primeiro-ministro Hassan Diab e de seu gabinete, em meio à onda de protestos contra o governo devido a grave crise política e econômica.

Boa parte da população acusa a liderança do país de ter responsabilidade no incidente, que pode ter sido resultado da detonação de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio que estava armazenado em um galpão no porto há seis anos, sem as devidas medidas de segurança.

Nos próximos dias, inclusive, vários ministros e ex-ministros libaneses vão prestar depoimento ao procurador de Beirute sobre a tragédia. "Os interrogatórios começarão com o ex-ministro de Obras Públicas, Ghazi al-Aridi", afirmou um oficial judicial, sob condição de anonimato.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade