PUBLICIDADE

Mundo

Barco de mergulho que pegou fogo na Califórnia não tinha vigia noturno, com exigido por lei

12 set 2019 - 20h18
Compartilhar
Exibir comentários

Um barco de mergulho que pegou fogo e afundou na costa da Califórnia, matando 34 pessoas, não tinha vigia noturno em serviço, como exigido, quando as chamas começaram, afirmaram autoridades federais da segurança nesta quinta-feira em relatório preliminar. 

02/09/2019
Departamento de Bombeiros de Santa Barbara via REUTERS
02/09/2019 Departamento de Bombeiros de Santa Barbara via REUTERS
Foto: Reuters

Todos os seis tripulantes a bordo do Conception, de 23 metros de comprimento, estavam dormindo quando as chamas começaram por volta das 3h15, no feriado norte-americano do Dia do Trabalho, segundo o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB).

Anteriormente, um capitão da Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmou que o Conception era obrigado por um certificado de segurança a designar um vigia noturno. 

Os cinco tripulantes sobreviventes disseram a investigadores que quando perceberam as chamas já era tarde para salvar passageiros. O sexto tripulante estava dormindo abaixo do deque.

Autoridades federais estão realizando uma investigação criminal. A Truth Aquatics, empresa dona do barco, buscou evitar responsabilização ao invocar uma lei do século 19 que blinda donos de embarcações de desastres custosos, como o naufrágio do Titanic. A ação foi criticada como falta de compaixão com as vítimas e seus familiares. 

Investigadores ainda tentam determinar a causa do incêndio, considerado um dos piores desastres marítimos na Califórnia, segundo o NTSB. De acordo com o conselho, a tripulação não tinha ciência de quaisquer problemas mecânicos ou elétricos no barco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade