PUBLICIDADE

Mundo

Avatar robótico vai à escola para menino alemão doente

14 jan 2022 - 14h45
Compartilhar
Exibir comentários

O menino Joshua Martinangeli, de 7 anos, está doente demais para ir à escola. Mas o estudante alemão pode, ainda assim, interagir com seus professores e colegas de classe por meio de um robô avatar que senta em seu lugar na sala de aula e emite um sinal piscante quando ele tem algo a dizer. 

"As crianças conversam com ele, dão risada com ele, e às vezes até conversam com ele durante a aula. Joshi pode fazer isso muito bem também", afirmou Ute Winterberg, diretora da Pusteblume-Grundschule, em Berlim, à Reuters. 

Joshua não pode comparecer às aulas pois usa um tubo em seu pescoço por conta de uma doença pulmonar grave, afirmou sua mãe, Simone Martinangeli. 

O projeto é uma iniciativa privada financiada pelo conselho local do distrito de Marzahn-Hellersdorf, em Berlim. 

"Somos o único distrito em Berlim que comprou quatro avatares para suas escolas. A motivação foi a Covid-19, mas acredito que isso será o futuro, para muito além da pandemia", disse o conselheiro de Educação do distrito, Torsten Kuehne. 

"Acontece de tempos em tempos, por várias razões, que uma criança não possa ir às aulas presencialmente. Então, o avatar pode dar àquela criança uma chance de permanecer na comunidade escolar", disse Kuehne. 

Ele acrescenta que já levou o projeto a discussões políticas a nível estadual. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade