1 evento ao vivo

Autoridades dos EUA classificam oficialmente Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista

15 abr 2019
10h59
  • separator
  • comentários

Os Estados Unidos oficialmente classificaram a elite da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC, em inglês) como organização terrorista estrangeira, de acordo com um aviso publicado no Registro Federal dos EUA nesta segunda-feira.

Presidente dos EUA, Donald Trump, faz pronunciamento na Casa Branca
15/02/2019 REUTERS/Carlos Barria
Presidente dos EUA, Donald Trump, faz pronunciamento na Casa Branca 15/02/2019 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na semana passada que faria o movimento simbólico, mas sem precedentes, que foi imediatamente condenado pelo Irã e criou preocupações sobre medidas de retaliação às forças dos EUA.

A IRGC é responsável pelos mísseis balísticos e pelos programas nucleares do Irã, além de também estar envolvida com as indústrias bancárias e marítimas do país. A nova classificação facilita processar empresas ou pessoas na União Europeia que fazem negócios com o Irã.

A lei dos EUA já pune as pessoas dos EUA que lidam com a IRGC com até 20 anos de prisão devido à presença do grupo na lista de terroristas globais especialmente categorizados pelos EUA, um programa diferente de meras sanções norte-americanas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade