PUBLICIDADE

Mundo

Autoridade russa diz que Ucrânia está enviando tropas à região de Kharkiv

17 jun 2024 - 20h30
Compartilhar
Exibir comentários

Uma autoridade russa disse nesta segunda-feira que os combates estão tomando conta da região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, que Moscou está tentando tomar, e acrescentou que o Exército ucraniano está enviando homens e equipamentos para a área sob disputa. 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que as forças de Kiev estão gradualmente empurrando as tropas russas para fora da região. Seu principal comandante projetou que as forças russas tentarão avançar, enquanto a Ucrânia aguarda a chegada de equipamentos sofisticados do Ocidente, incluindo caças F-16, fabricados no Estados Unidos. 

As forças russas entraram em partes da região de Kharkiv no mês passado e as autoridades afirmam que elas tomaram cerca de uma dúzia de vilarejos. 

Vitaly Ganchev, governador nomeado pela Rússia das áreas da região de Kharkiv controladas por Moscou, disse que as tropas russas estão repelindo os mais recentes contra-ataques da Ucrânia em áreas perto de Vovchansk, 5 quilômetros para dentro da fronteira. 

"Ainda há combates acontecendo no setor de Kharkiv. Os confrontos mais ferozes estão em Vovchansk e perto de Lyptsy", disse Ganchev às agências de notícias russas.

"O inimigo está enviando reservistas e tentando contra-atacar, mas está encontrando uma resposta firme das nossas Forças Armadas".

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a incursão buscou criar uma "zona-tampão" para impedir que a Ucrânia bombardeasse áreas na fronteira, incluindo a região de Belgorod, no outro lado de Kharkiv. 

Ao longo da última semana, as autoridades ucranianas têm afirmado que o avanço russo está firmemente sob controle.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade