PUBLICIDADE

Mundo

Autor Salman Rushdie é agredido em evento em Nova York

Estado de saúde do escritor não foi informado

12 ago 2022 - 13h14
(atualizado às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O escritor Salman Rushdie, 75 anos, foi agredido nesta sexta-feira (12) durante um evento em Chautauqua, em Nova York. O estado de saúde do intelectual não foi informado pelas autoridades, mas ele foi levado para um hospital.

Salman Rushdie foi agredido e levado para hospital
Salman Rushdie foi agredido e levado para hospital
Foto: AFP / Ansa - Brasil

Segundo testemunhas, um homem invadiu o palco e começou a dar socos no autor. Outros afirmam que o agressor portava também uma faca e a violência só parou quando participantes do evento controlaram o criminoso, que fugiu do local.

Conforme um repórter da Associated Press, que estava no evento, Rushdie chegou a se levantar do solo sozinho. Mas, seguranças faziam algumas compressões com as mãos no peito do autor.

A mídia norte-americana informa que o responsável teria sido preso. O homem é branco e jovem.

Rushdie é ameaçado de morte pelo governo do Irã desde o fim da década de 1980 após publicar o livro "Versos satânicos", em 1988. A obra foi considerada uma "blasfêmia" pelo regime.

Em 1989, o então líder supremo do país, aiatolá Ruhollah Khomeini, pediu a morte do autor ao editar uma "fatwa" e ofereceu uma recompensa de cerca de US$ 3 milhões para o assassino.

Apesar de dizer, em 1998, que a fatwa não estava mais em vigor, o "decreto" foi renovado outras vezes em 2005, 2007 e 2017. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade