PUBLICIDADE

Mundo

Áustria anuncia que deixará de aplicar vacinas da AstraZeneca

País é o 3º a abrir mão do imunizante por atrasos

18 mai 2021 - 09h47
(atualizado às 10h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Áustria anunciou nesta terça-feira (18) que deixará de aplicar as vacinas anti-Covid da AstraZeneca por conta dos problemas de atrasos nas entregas das doses e porque há uma relutância da população em receber a Vaxzevria por conta dos raríssimos casos de coagulação.

Áustria vai parar de usar vacinas da AstraZeneca já em junho
Áustria vai parar de usar vacinas da AstraZeneca já em junho
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Provavelmente, continuaremos a administrar as primeiras doses até o início de junho e depois a AstraZeneca será descontinuada", ressaltou o ministro da Saúde, Wolfgang Mückstein, à emissora local "Puls 24". Ele ainda confirmou que quem recebeu a primeira dose, receberá a segunda sem nenhum prejuízo.

Sobre os atrasos, o ministro lembrou que a União Europeia já abriu dois processos contra a farmacêutica e há a decisão do bloco de, por enquanto, não negociar um novo contrato com a empresa. Já sobre os casos raros de coágulos ligados à vacina, Mückstein destacou que "a vacina é segura e apresenta elevada proteção".

Com a decisão, a Áustria é o terceiro país a abrir mão do imunizante, que foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford. Antes de Viena, os governos da Noruega e Dinamarca também anunciaram a desistência.

Todos eles administram, assim como os demais países da União Europeia e do espaço Schengen, outras três vacinas: da Pfizer/BioNTech, da Moderna e da Janssen (braço belga da Johnson & Johnson) - todas com entregas em dia.

A Áustria ainda aguarda a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a fórmula russa Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia. O governo já comprou 1 milhão de doses do imunizante. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade