PUBLICIDADE

Mundo

Ativistas tailandeses protestam contra eventual novo adiamento de eleições

6 jan 2019 - 14h50
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de ativistas tailandeses protestaram neste domingo contra um eventual adiamento das eleições gerais do país marcadas para o próximo mês, na primeira manifestação desde que o governo militar suspendeu a proibição do ativismo político imposta após um golpe em 2014.

A junta que governa o país já prometeu e adiou a eleição várias vezes desde que chegou ao poder, com a última data definida para o dia 24 de fevereiro.

No entanto, a votação pode sofrer ainda outro adiamento depois que o vice-primeiro-ministro, Wissanu Krea-Ngam, disse na última sexta-feira que os eventos pós-eleitorais podem colidir com rituais relacionados à coroação do rei Maha Vajiralongkorn entre os dias 4 e 6 de maio.

Isso provocou o primeiro protesto desde que o governo suspendeu a proibição de ativismo político e a reunião de mais de cinco pessoas nas ruas em dezembro.

"Queremos que o governo realize uma eleição o mais cedo possível, para que a democracia possa avançar em nosso país", disse Anon Nampa, advogado de direitos humanos e ativista do grupo que organizou a manifestação na região do Monumento da Vitória, no centro de Bangcoc.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade