PUBLICIDADE

Mundo

Ativistas pró-democracia são vetados em eleição em Hong Kong

Órgão eleitoral excluiu 12 candidatos de pleito legislativo

30 jul 2020 - 11h20
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades eleitorais de Hong Kong, leais à China, excluíram 12 ativistas pró-democracia das próximas eleições para renovar o Conselho Legislativo (LegCo) do território semiautônomo, previstas para 6 de setembro.

Joshua Wong planejava disputar eleições legislativas de setembro
Joshua Wong planejava disputar eleições legislativas de setembro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A lista inclui o cofundador do ex-partido Demosisto, Joshua Wong, um dos ativistas honcongueses mais conhecidos no cenário internacional.

"Eu fui desclassificado das próximas eleições para o LegCo em Hong Kong, mesmo tendo obtido o maior número de votos nas primárias", declarou Wong, cujo partido se dissolveu após a entrada em vigor da lei de segurança nacional que aumenta o controle da China sobre a cidade.

"Claramente, Pequim mostra total desrespeito pela vontade dos honcongueses, atropela o último pilar de autonomia da cidade e tenta manter a legislatura de Hong Kong sob seu firme controle", acrescentou o ativista.

A representação chinesa no território elogiou a decisão e chamou os candidatos excluídos de "delinquentes sem escrúpulos que tentam destruir o modelo de 'um país, dois sistemas'".

Segurança

A controversa lei entrou em vigor no fim de junho e permitiu a abertura de escritórios das agências chinesas de segurança nacional em Hong Kong, aumentando o controle de Pequim sobre o território.

Além disso, pune os crimes de separatismo, subversão, terrorismo e colusão com forças estrangeiras com penas que vão de três anos de cadeia até prisão perpétua. Nos casos mais graves, os suspeitos poderão ser transferidos para processo na China.

Para manifestantes pró-democracia, a lei de segurança nacional representa o fim do status de semiautonomia vigente até então em Hong Kong, que foi devolvida pelo Reino Unido à China em 1997, com o princípio de "um país, dois sistemas".  

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade