PUBLICIDADE

Mundo

Ativistas em Hong Kong encenam protestos às vésperas de Ano Novo

31 dez 2019 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

Manifestantes em Hong Kong formaram gigantescas correntes humanas e marcharam por shoppings na véspera de Ano Novo, pedindo às pessoas que não desistissem da luta pela democracia em 2020, enquanto a polícia estava a postos em toda a cidade para reprimir qualquer agitação.

Policiais de choque dispersam manifestantes antigoverno durante uma manifestação na véspera de Ano Novo em Hong Kong, China. 31/12//2019. REUTERS/Tyrone Siu
Policiais de choque dispersam manifestantes antigoverno durante uma manifestação na véspera de Ano Novo em Hong Kong, China. 31/12//2019. REUTERS/Tyrone Siu
Foto: Reuters

Autoridades cancelaram os populares fogos de artifício à meia-noite pela primeira vez em uma década, citando preocupações de segurança. Está planejada uma "Sinfonia de Luzes", envolvendo projeções nos arranha-céus mais altos da cidade após uma contagem regressiva para a meia-noite.

"Este ano não há fogos de artifício, mas provavelmente haverá gás lacrimogêneo em algum lugar", disse Sam, trabalhador de TI de 25 anos. "Para nós, não é realmente a véspera de Ano Novo. Temos que resistir todos os dias."

Ao cair da noite, milhares de manifestantes mascarados, muitos vestidos de preto, estavam juntos formando longas correntes pelas calçadas de vários bairros da cidade governada pela China.

Dezenas de manifestantes colocaram flores perto da estação de metrô Prince Edward, palco de alguns dos confrontos mais violentos com a polícia no verão por lá. Manifestações no distrito de bares e entretenimento do centro de Lan Kwai Fong e no pitoresco Victoria Harbour foram planejadas para o final da noite.

Os protestos começaram em junho em resposta a um projeto de lei, agora retirado, que permitiria extradições para a China continental, onde os tribunais são controlados pelo Partido Comunista, e evoluíram para um movimento pró-democracia mais amplo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade