PUBLICIDADE

Mundo

Ativistas do clima interrompem trens de Londres no horário de pico

17 out 2019 - 10h40
Compartilhar
Exibir comentários

Ativistas contra a mudança climática interromperam os serviços de trem de Londres nesta quinta-feira, provocando um tumulto entre passageiros revoltados e um manifestante que subiu no teto de um trem do metrô de Londres no horário de pico.

Manifestação do Extinction Rebellion paralisa trem de Londres
TWITTER @MAXIMUS3005/via REUTERS
Manifestação do Extinction Rebellion paralisa trem de Londres TWITTER @MAXIMUS3005/via REUTERS
Foto: Reuters

O grupo Extinction Rebellion está na segunda semana de uma nova campanha de desobediência civil que visou edifícios do governo, um aeroporto local e instituições financeiras como a BlackRock para enfatizar a ameaça do aquecimento global.

Manifestantes disseram que querem chamar atenção para a perda abrangente de vidas humanas, a extinção em massa de espécies e a ameaça a cadeias alimentares previstas por cientistas a menos que o mundo se prontifique a cortar as emissões de carbono e restaurar ecossistemas em colapso.

"Estou fazendo isso principalmente por meus netos", disse Phil Kingston, de 83 anos, que se colou a um trem da Docklands Light Railway na estação de Shadwell, no leste de Londres, e que já foi preso diversas vezes em protestos anteriores. "Estou aqui para tocar um sino de alarme, para despertar as pessoas e pedir que abram os olhos".

O plano de deter os trens foi rejeitado por muitos ativistas do Extinction Rebellion que temeram que a ação mine a simpatia dos londrinos, já muito divididos a respeito da estratégia desestabilizadora do grupo.

Imagens mostraram manifestantes abrindo um cartaz no topo de um vagão de trem do metrô de Londres em Canning Town, e em seguida passageiros em uma plataforma cheia começando a insultar e jogar comida em um deles.

Depois o manifestante tentou afastar com um chute um passageiro que subiu no vagão para retirá-lo. Após uma briga curta, o ativista foi arrastado para a plataforma, onde foi engolido por uma multidão que gritava e atirava objetos até um funcionário do metrô intervir para restaurar a ordem.

A Polícia dos Transportes britânica disse que quatro prisões foram efetuadas em estações de Stratford e Canning Town, e equipes especializadas estavam trabalhando para retirar quatro outros manifestantes de uma estação da Shadwell Docklands Light Railway (DLR).

A Prefeitura de Londres, a polícia e passageiros criticaram o Extinction Rebellion por transtornar o transporte público.

O grupo, que se tornou famoso em abril, quando ocupou quatro locais de Londres durante 11 dias, quer que governos cedam o poder a "Assembleias de Cidadãos" para que estas concebam mudanças econômicas e sociais e combatam a mudança climática.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade