PUBLICIDADE

Mundo

Ativistas de Mianmar cancelam festas de Ano Novo; ONU pede fim de "massacre"

13 abr 2021 - 11h15
Compartilhar
Exibir comentários

Oponentes do governo militar de Mianmar cancelaram as festividades de Ano Novo nesta terça-feira, e ao invés disso demonstraram sua revolta com os generais que tomaram o poder através de demonstrações contidas de desafio e protestos pequenos por todo o país.

Mulheres carregam vasos de flores durante protesto contra golpe militar em Mianmar
13/04/2021 REUTERS/Stringer
Mulheres carregam vasos de flores durante protesto contra golpe militar em Mianmar 13/04/2021 REUTERS/Stringer
Foto: Reuters

O Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas disse que teme que a repressão militar aos protestos desde o golpe de 1º de fevereiro degenere em um conflito civil como aquele visto na Síria e apelou pelo fim do "massacre".

A Associação de Assistência a Prisioneiros Políticos (AAPP) diz que as forças de segurança já mataram 710 manifestantes desde a deposição do governo eleito de Aung San Suu Kyi, laureada com o Prêmio Nobel da Paz.

Os manifestantes voltaram a sair no primeiro dos cinco dias do feriado de Ano Novo, conhecido como Thingyan, normalmente comemorado com orações, limpezas rituais de imagens de Buda em templos e aspersão de água nas ruas.

"Não comemoramos o Thingyan de Mianmar deste ano, já que mais de 700 de nossas bravas almas foram mortas", disse um usuário do Twitter identificado como Shwe Ei.

Mulheres vestidas com trajes finos para o feriado mais importante do ano protestaram em várias cidades pequenas portando vasilhas tradicionais com sete flores e brotos que são exibidos nesta época, mostraram imagens da mídia.

Não surgiram relatos imediatos de violência em nenhum dos protestos, mas a informação se tornou escassa por causa da restrições da junta à internet de banda larga e aos serviços de dados móveis.

(Da redação da Reuters)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade