PUBLICIDADE

Mundo

Ativistas contra mudança climática tentam ocupar aeroporto da Cidade de Londres

10 out 2019 - 11h07
Compartilhar
Exibir comentários

Ativistas foram ao aeroporto da Cidade de Londres nesta quinta-feira protestar contra a mudança climática, um deles chegou a subir no topo de um avião, mas não conseguiram cancelar voos.

Mnifestante que participou de protesto no aeroporto da Cidade de Londres 10/10/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Mnifestante que participou de protesto no aeroporto da Cidade de Londres 10/10/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Foto: Reuters

O grupo Rebelião contra a Extinção, que organizou o protesto, havia prometido ocupar o terminal do aeroporto e interromper as operações durante três dias como parte de sua ação na capital britânica.

O aeroporto da Cidade de Londres, o quinto maior da cidade e o mais próximo do centro, é popular entre banqueiros, políticos e empresários devido às suas rotas curtas e voos regionais.

Nesta quinta-feira, a previsão é de chegada de 18 mil passageiros e 286 voos. Embora alguns manifestantes tenham entrado no edifício do terminal, os voos foram mantidos, mas com alguns adiamentos.

O Rebelião contra a Extinção informou que os ativistas iriam se deitar, sentar ou se colar às paredes para "usar seus corpos sem violência para fechar o aeroporto".

Um foi mais longe, escalando uma cerca de arame farpado para dançar no telhado da entrada do aeroporto, enquanto uma banda tocava música.

Segundo o grupo, o protesto é contra planos de expansão do aeroporto, que pretende atender 6,5 milhões de passageiros por ano até 2022 - em 2018 foram 4,8 milhões - e pode haver demanda para até 11 milhões por ano até 2035.

"As viagens aéreas são um ícone do nosso frágil sistema econômico 'em cima da hora'. Esse sistema desmoronará à medida que o caos climático chegar", afirmou o porta-voz Rupert Read ao ler um comunicado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade