PUBLICIDADE

Mundo

Ativista de direitos humanos Xu Zhiyong é solto de prisão chinesa

15 jul 2017 - 11h18
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos ativistas de direitos humanos mais proeminentes da China foi liberado pelas autoridades neste sábado após cumprir uma sentença de quatro anos que gerou críticas internacionais, com seu advogado dizendo esperar que ele possa viver como um homem livre.

Xu Zhiyong, cujo "Movimento Novos Cidadãos" procura trabalhar dentro do sistema para pressionar por mudança, foi detido em 2013 e subsequentemente condenado por "reunir uma multidão para perturbar a ordem pública".

Uma das principais demandas do grupo era para que as autoridades divulgassem publicamente seus bens, uma demanda feita diante dos esforços do próprio Partido Comunista de acabar com a profunda corrupção sob o mandato do presidente Xi Jinping.

O advogado de Xu, Zhang Qingfang, disse que o ativista, liberado de sua prisão nos arredores de Pequim na manhã de sábado, estava em boas condições físicas e tinha poucos planos imediatos além de passar tempo com sua família. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade