PUBLICIDADE

Mundo

Ataques aéreos do governo sírio atingem enclave insurgente nas proximidades de Damascos

22 abr 2018 - 13h47
Compartilhar
Exibir comentários

Ataques aéreos atingiram uma área controlada por jihadistas perto de Damasco neste domingo, mostraram imagens da TV estatal síria, enquanto o governo aumenta seus esforços para eliminar a presença de forças insurgentes nas proximidades da capital do país. 

Ondas grossas de fumaças subiam da área de al-Hajar al-Aswad enquanto o som de aviões a jato podia ser escutado em transmissões da área ao sul de Damasco, que é controlada por insurgentes dos grupos Estado Islâmico e Frente al-Nusra. 

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) informou que dois refugiados civis palestinos --um pai e seu filho-- foram mortos em casa no acampamento palestino adjacente de Yarmouk. 

Milhares de casas foram destruídas em Yarmouk nos últimos quatro dias de combates, afirmou o porta-voz da UNRWA, Chris Gunness. "Precisamos de passagem segura para os adoecidos e feridos e os civis que estão morrendo", disse. "Yarmouk se transformou num campo de extermínio, como uma das regiões mais baixas do inferno."

O enclave atualmente controlado pelos jihadistas é anexo a uma região controlada por outros grupos rebeldes que lutam sob a bandeira do Exército Livre da Síria. 

O presidente Bashar al-Assad, apoiado por Irã e Rússia, busca eliminar os últimos enclaves rebeldes cercados, fortalecendo-se com a derrota dos insurgentes na região de Ghouta, no leste do país, até então o maior reduto de forças rebeldes na região da capital. 

Soldados rebeldes começaram a se retirar no sábado de um enclave que controlavam no nordeste de Damasco, na região de Qalamoun, em um acordo de rendição com o governo. Eles serão transportados para um território controlado por opositores na fronteira com a Turquia. 

Embora a conquista da região de Qalamoun e do enclave ao sul de Damasco deixem apenas um enclave rebelde, já cercado, a ser conquistado no norte da cidade de Homs, grandes partes da fronteira Síria com a Jordânia, Israel, Turquia e o Iraque continuam fora do controle de Assad. 

Rebeldes contrários a Assad controlam um pedaço do território no sudoeste e noroeste, e milícias curdas, apoiadas pelos Estados Unidos, controlam uma fração do norte e do leste da Síria. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade