PUBLICIDADE

Mundo

Ataque com espada na Finlândia deixa 1 morto e 10 feridos

1 out 2019 - 19h31
(atualizado às 21h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudante armado com uma espada matou uma mulher e feriu outras dez pessoas em um ataque a uma faculdade no leste da Finlândia, nesta terça-feira, em episódio classificado como "chocante" pelo primeiro-ministro.

Viaturas da polícia em faculdade em Kuopio, na Finlândia
01/10/2019
Hannu Rainamo/Lehtikuva/via REUTERS
Viaturas da polícia em faculdade em Kuopio, na Finlândia 01/10/2019 Hannu Rainamo/Lehtikuva/via REUTERS
Foto: Reuters

O suposto agressor, que tinha cerca de 20 anos, usou "uma arma branca do tipo sabre", disse o inspetor-chefe Mikko Lyytinen na cidade de Kuopio, onde o ataque ocorreu por volta do meio-dia. O motivo não estava claro.

Um porta-voz da polícia afirmou que o ataque deixou um morto e 10 feridos, incluindo o suspeito. Ele ficou gravemente ferido quando a polícia abriu fogo contra ele na faculdade, localizada em um shopping center, disse Lyytinen.

O suspeito foi pego oito minutos depois que o alarme foi disparado, e os feridos foram levados ao Hospital Universitário de Kuopio.

O médico-chefe do hospital, Antti Hedman, disse à emissora pública finlandesa YLE que as vítimas tinham entre 15 e 50 anos, e mais da metade era do sexo feminino. Duas ficaram gravemente feridas.

"Oito dos pacientes ficaram menos gravemente feridos, principalmente com ferimentos por se defenderem", disse Hedman.

A polícia não divulgou o nome do suspeito, mas disse que ele é um cidadão finlandês nascido em 1994. Os policiais informaram ainda que encontraram bombas de gasolina não utilizadas quando invadiram seu apartamento à tarde.

O primeiro-ministro da Finlândia, Antti Rinne, condenou o ataque. "O ato de violência no Savo Vocational College em Kuopio é chocante e nós o condenamos totalmente", disse Rinne no Twitter. "Conversei com os principais policiais e o governo está acompanhando a situação de perto."

Veja também:

Vídeo mostra momento em que ponte de 140m desaba em Taiwan:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade