PUBLICIDADE

Mundo

MSP: AstraZeneca precisa provar que tem vacina mais barata

Após a farmacêutica anunciar eficácia de 90% e preço quatro vezes menor do que as concorrentes, ONG pede provas

24 nov 2020 - 10h34
(atualizado às 10h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A AstraZeneca precisa provar sua afirmação de que sua vacina contra Covid-19 em potencial tem o preço mais baixo das principais candidatas até agora, disse a organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) nesta terça-feira, pedindo que a farmacêutica divulgue seus contratos de suprimento.

Logos da AstraZeneca em farmácia em Londres
28/04/2014 REUTERS/Stefan Wermuth
Logos da AstraZeneca em farmácia em Londres 28/04/2014 REUTERS/Stefan Wermuth
Foto: Reuters

Na segunda-feira, a empresa britânica disse que sua vacina contra Covid-19 se mostrou 70% eficiente em testes cruciais e que pode ter até 90% de eficácia, dando à luta do mundo contra a pandemia global uma terceira arma nova que pode ser mais barata para fabricar, mais fácil de distribuir e mais rápida de produzir em escala do que as rivais.

A AstraZeneca disse que não lucrará com as vendas de sua vacina, cujo preço foi estabelecido em cerca de 3 dólares por dose --as concorrentes custam ao menos quatro vezes mais.

"O MSF aplaude o comprometimento da AstraZeneca de vender a vacina por um preço 'sem lucro' durante a pandemia, mas a realidade é que isto é uma promessa vazia, a menos que possamos confirmar estas afirmações importantes com dados", disse Roz Scourse, da MSF.

A organização incentivou a AstraZeneca a revelar os contratos de vacina assinados com governos, nos quais pode haver cláusulas que limitam o preço até a empresa declarar o fim da emergência de saúde, o que pode ocorrer já em julho, de acordo com reportagens citadas pela MSF.

"Isto significa que, depois de julho de 2021, a AstraZeneca pode cobrar de governos e outros compradores preços altos por uma vacina que foi inteiramente financiada pelo público", disse a MSF, acrescentando que a farmacêutica recebeu mais de 1 bilhão de dólares de financiamento público para sua candidata a vacina contra Covid-19.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade