PUBLICIDADE

Ásia

Xi Jinping realiza primeira viagem pelo país como novo líder chinês

8 dez 2012 - 04h58
(atualizado às 05h14)
Compartilhar

O novo líder chinês, Xi Jinping, completa neste sábado uma viagem de dois dias por Shenzhen, no sul do país, o que representa uma homenagem ao pai da modernização do gigante asiático, Deng Xiaoping.

Em seu primeiro dia de viagem, segundo informou hoje o jornal South China Morning Post, Xi visitou a empresa de mensagens instantâneas Tencent, entre outros lugares. Espera-se que hoje ele visite a colina de Loto, onde existe uma estátua de bronze em homenagem a Deng.

A visita evoca a histórica "viagem ao sul" realizada por Deng Xiaoping em 1992 para apoiar a abertura econômica, num momento no qual o caminho que tomaria o país era incerto. A viagem de Deng inclinou definitivamente a China pelo caminho das reformas econômicas.

A primeira viagem de Xi após sua nomeação para a mesma região representa um indício, segundo os analistas, de que o novo líder quer marcar seu compromisso com as reformas.

Segundo o jornal, a visita do novo líder contrasta com a realizada há dois anos por seu antecessor, Hu Jintao, por ocasião do 30º aniversário do início das reformas econômicas, quando as estradas foram bloqueadas para permitir a passagem da comitiva presidencial.

O jornal afirmou que Xi optou por uma recepção discreta e sem grandes medidas de segurança. Em seus comparecimentos públicos desde sua nomeação como secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh), Xi, que se transformará em presidente do país em março, defendeu reformas e apontou a luta contra a corrupção como uma de suas prioridades.

EFE   
Compartilhar
Publicidade