PUBLICIDADE

Ásia

Tufão mais forte do ano atinge as Filipinas e deixa 13 desaparecidos

12 ago 2013 - 08h55
(atualizado às 08h58)
Compartilhar

O tufão mais poderoso a atingir as Filipinas neste ano provocou deslizamentos de terra e inundações nesta segunda-feira, interrompendo as linhas de energia elétrica e de comunicação e deixando um homem morto e 13 pescadores desaparecidos, disseram funcionários dos serviços de emergência.

O tufão Utor, com ventos de 150 km/h perto de seu centro e rajadas de até 185 km/h, recuperou a força enquanto deixava o norte da ilha de Luzon para o Mar do Sul da China em direção oeste-noroeste, a 19 km/h, disseram autoridades.

A cidade costeira de Casiguran, na província de Aurora, 343 km a nordeste da capital Manila, sofreu os piores danos. O tufão provocou deslizamentos de terra que bloquearam a única via de acesso ao local.

"Cerca de 90 por cento de nossa agricultura foi destruída ou danificada, principalmente culturas de arroz e milho, e plantações de coco", disse o governador de Aurora, Gerardo Noveras, ao canal de televisão ANC, acrescentando que a extensão dos danos ainda é desconhecida.

Na terça-feira, o tufão, o décimo segundo ciclone tropical deste ano, vai cruzar as fronteiras das Filipinas e ir para o sul da China, disseram autoridades.

A agência nacional de desastres disse que um homem que limpava um bueiro entupido foi morto quando um deslizamento de terra o atingiu na província montanhosa de Benguet, enquanto 13 pescadores nas províncias costeiras de Pangasinan e Camarines Sur foram dados como desaparecidos.

(Por Manuel Mogato, Rosemarie Francisco e Karen Lema)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade