PUBLICIDADE

Ásia

Tufão atinge sul da China após matar seis nas Filipinas

14 ago 2013 - 09h04
(atualizado às 09h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores de Hong Kong tentam se proteger do vento forte
Moradores de Hong Kong tentam se proteger do vento forte
Foto: AP

Um tufão atingiu nesta quarta-feira a costa sul da China, obrigando companhias aéreas a cancelarem voos e paralisando o pregão da bolsa de Hong Kong, após deixar um rastro de destruição nas Filipinas.

O observatório meteorológico de Hong Kong havia elevado horas antes o nível de alerta para o tufão Utor, chegando ao terceiro grau mais elevado, mas à tarde, com o avanço do sistema para o interior chinês, o nível de alerta foi rebaixado.

Hong Kong teve chuvas e ventos fortes, com árvores arrancadas e graves transtornos à navegação marítima e aérea. Mercados, escolas e empresas passaram o dia fechados.

Na província vizinha de Guangdong, as autoridades recomendaram na noite de terça-feira que navios pesqueiros e outras embarcações voltassem aos portos.

Quase 200 operários foram resgatados de uma ilha artificial na ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, segundo autoridades.

Na ilha tropical de Hainan, a oeste da rota da tempestade, 27 mil barcos voltaram ao porto, e mais de 98 mil pessoas foram retiradas de áreas baixas, segundo a agência de notícias Xinhua.

O Utor foi o pior tufão a atingir as Filipinas neste ano, matando seis pessoas e deixando 30 mil famílias desabrigadas por causa de inundações e deslizamentos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade