PUBLICIDADE

Ásia

Talibãs qualificam eleições afegãs como um "desastre total"

8 abr 2014 - 02h54
(atualizado às 03h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Os talibãs afirmaram que as eleições presidenciais realizadas no último sábado no Afeganistão foram um "desastre total e um fracasso", com menos de 10% de participação do eleitorado, segundo suas estimativas. Em um comunicado divulgado em seu site no final da noite de segunda-feira, os talibãs garantiram que muitas zonas eleitorais tiveram que fechar por causa de seus ataques e pela falta de participação.

"O inimigo afirma que mais de 6 milhões de pessoas votaram, o que não passa de um rumor. Com votos múltiplos e manipulações, o inimigo pode obter vários milhões de votos", diz o comunicado.

Os insurgentes sustentam, além disso, que fizeram mais de 700 ataques contra os locais de votação, apesar da mobilização das forças de segurança do governo, que estimaram em 200 o número de mortos durante as eleições, 176 deles talibãs.

O pleito foi considerado um sucesso pelo governo afegão e a comunidade internacional com uma participação próxima de 60%, muito superior aos 38% das eleições de 2009. Os resultados preliminares serão divulgados nesta semana, enquanto os definitivos serão anunciados no próximo dia 24. Caso nenhum candidato supere 50% dos votos, haverá um segundo turno, programado para o final de maio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade