PUBLICIDADE

Ásia

Sobe para dois o número de mortos em passagem de tufão em Taiwan

13 jul 2013 - 11h43
(atualizado às 12h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Subiu para dois o número de mortos com a passagem do tufão Sulik que atingiu Taiwan neste sábado com ventos fortes e chuvas torrenciais. Ao menos 100 pessoas ficaram feridas, segundo um balanço preliminar fornecido pelas autoridades locais.

As autoridades taiwanesas acreditam que as perturbações meteorológicas devem continuar durante todo o sábado e advertiram para o risco de desmoronamento e inundações, principalmente nas regiões do sul do país. As autoridades declararam toda a ilha "em estado de alerta" e enviaram o Exército para as áreas mais perigosas. Mais de 8 mil pessoas foram evacuadas com a aproximação do tufão.

Na capital, Taipei, um oficial de 50 anos morreu após ser atingido por tijolos arrancados pelo tufão, indicou o Centro de Operações de Emergência. Uma mulher de 54 morreu ao cair do telhado de sua casa, segundo a mesma fonte.

Cem pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave, em quatro cidades no nordeste de Taiwan, a maioria atingida por árvores e outros objetos arrastados pelos ventos.

Sulik atingiu a costa nordeste neste sábado às 3h00 (17h de sexta-feira no horário de Brasília), com ventos de 190 km/h, de acordo com o Instituto de Meteorologia.

Cerca de 800 mil casas ficaram sem energia, mas em metade delas o fornecimento de energia já foi restabelecido nesta manhã, informou a Taiwan Power Company. Cerca de 170 voos foram cancelados ou atrasados, bloqueando centenas de passageiros nos aeroportos.

Nesta tarde, o Sulik chegou a costa da China com ventos de 118 km/h, indicou o observatório meteorológico nacional. Mais de 300 mil pessoas foram evacuadas neste país e 5 mil soldados foram mobilizados, segundo a agência oficial Xinhua.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade