PUBLICIDADE

Ásia

Sobe para 30 o número de mortes em terremoto na Indonésia

4 jul 2013 - 04h31
(atualizado às 04h49)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades da Indonésia confirmaram nesta quinta-feira que o número de mortos pelo terremoto de 6,1 graus que abalou a ilha de Sumatra na última terça-feira subiu para 30 e que outras 12 pessoas estão desaparecidas.

As equipes de emergência continuam as buscas pelos desaparecidos nos distritos de Bener Meriah e Aceh central, os mais afetados pelo tremor, apesar das dificuldades de acesso às áreas mais remotas e dos cortes na eletricidade e telecomunicações.

O porta-voz da Agência de Gestão de Desastres da Indonésia, Sutopo Purwo, disse à Agência Efe que a maioria dos mortos são crianças e idosos e, além disso, 275 feridos foram transferidos para os hospitais da região.

Purwo acrescentou que o terremoto causou danos em aproximadamente 3 mil casas, das quais umas 1.300 foram quase totalmente destruídas, o que levou às autoridades a disponibilizarem 35 abrigos temporários.

O terremoto, cujo epicentro foi localizado a 10 quilômetros de profundidade, causou pânico na população desta região da Indonésia. Em 2004, um forte terremoto gerou um tsunami que causou mais de 226 mil mortes em várias nações banhadas pelo oceano Índico.

O arquipélago indonésio está localizado no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica onde todos os anos são registrados mais de 7 mil terremotos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade