PUBLICIDADE

Ásia

Snowden revela que EUA aumentaram vigilância no Paquistão

3 set 2013 - 09h49
(atualizado às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos intensificaram a vigilância sobre o armamento nuclear de seu aliado Paquistão, informou o jornal The Washington Post nesta terça-feira, citando um relatório do ex-técnico da inteligência Edward Snowden. O Washington Post publicou que os esforços dos Estados Unidos para recolher informação da inteligência são maiores do que os admitidos anteriormente por funcionários americanos.

Os Estados Unidos entregaram cerca de US$ 26 bilhões em ajuda ao Paquistão nos últimos 12 anos, com o objetivo de estabilizar o país e assegurar-se da cooperação em seus esforços antiterroristas, segundo o jornal.

Mas com a morte de Osama bin Laden e uma maior fragilidade da Al-Qaeda, as agências de inteligências parecem ter mudado seu foco para regiões fora das regiões patrulhadas pelos dronos da CIA, publica o Post.

"Se os americanos estão expandindo suas capacidades de vigilância, só pode querer dizer uma coisa. A desconfiança excede a confiança", assinalou Hussain Haqani, ex-embaixador paquistanês nos Estados Unidos entre 2008-2011.

O ministério das Relações Exteriores do Paquistão respondeu, por sua parte, que está comprometido com os objetivos de desarmamento e não-proliferação segundo as normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). "Como país com armas nucleares, a política do Paquistão é de controle e responsabilidade", assinalou em um comunicado.

Outros documentos sigilosos revelados por Snowden revelariam novas acusações aos de violações aos direitos humanos no Paquistão, segundo o jornal.

Espiões americanos informaram que oficiais militares e da inteligência paquistanesas saibam e provavelmente ordenaram uma ampla campanha de matança extrajudiciais de opositores, afirmou o Post. Estes relatórios se baseiam em comunicações interceptadas entre 2010 e 2012.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade